segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Jun Do




Se há algo que considero realmente difícil é falar sobre livros, por mais que eu os venere, talvez justamente por isso, receio começar uma resenha, ou qualquer outro tipo de escrita, e não conseguir chegar nem perto do que realmente senti, mas, para tudo há uma primeira vez e.... Lá vamos nós...

Começando com uma historinha...

Certo dia convidei um amigo superfofo para me acompanhar em um sebo, o objetivo era encontrar livros para o meu TCC.... Mais de três horas se passaram nessa busca... e... NADA. Quando chegamos à conclusão de que realmente não encontraríamos e decidimos sair para almoçar, (não vou negar que estava um pouco triste, pois se tratando de mim não é nada normal sair para comprar livros e voltar sem livros) uma capa azul me chamou a atenção e foi amor à primeira vista *-*...


O Livro


Só para 'comparar': o carinho e cuidado que tenho pelas minhas roupas e maquiagem não são nem de muuuiiiitto longe equivalentes à atenção que dou aos meus livros, olha que me considero uma pessoa vaidosa.

Começando pelo aspecto físico... Aparentemente ele teve apenas um dono anterior a mim, o que não o poupou dos maus tratos, as páginas em si estavam bem conservadas, ao contrário da capa que apresentava diversos 'furinhos', mas é claro que esse não era um motivo para não levá-lo para casa.... levei, e não me arrependi....

A história......
A narrativa se passa na Coréia do Norte toda em torno de Park Jun Do, um garoto que foi criado como órfão. O engraçado é que tudo já começa de uma forma dolorosa e quando você imagina que não pode piorar, vêm as provas de que sim.... tudo sempre pode piorar...

O protagonista passa sua vida sendo 'jogado' de um lado para o outro, onde deve realizar todo tipo de trabalho. Ao fim do livro cheguei à conclusão que Jun Do passou toda sua vida sem uma identidade, um ideal, onde sua única companheira -até mesmo quando chegava perto da felicidade- era a dor e claro a lealdade.

A trama, em um todo, é maravilhosa, a leitura é agradável, e confesso, um pouco confusa na segunda parte do livro.

Em certos momentos demorei um poco para me situar em 'tempo e espaço', entretanto a vontade e espera por um final feliz não permitiu a desinteresse pela jornada.

No decorrer de 544 páginas, Adam Johnson retrata não apenas UM romance literário, mas muitas -e acredito que a grande maioria- faces norte coreanas. 

Além de todo sofrimento relatado e as chances praticamente escassas de 'dar certo', Johnson consegue despertar no leitor o fio da esperança, e prova que não é necessário o belo casal ficar junto para um final feliz, mais do que isso, prova que finais trágicos -quando para acabar com a dor- podem ser felizes.

4 comentários:

  1. Muito legal o seu depoimento. E, mais ainda, a resenha que vc postou. Concordo com ela. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Jun Do é uma história linda, acima de tudo.

    Lembra mto Dr. Jivago quando quer deixar a lição de que por mais que se tente destruir a individualidade das pessoas, por mais que os regimes autoritários queiram destruir a sua identidade, todas aquelas pequenas características, gostos e preferências que formem o indivíduo, JAMAIS conseguirão tal coisa, pois acima de tudo, é a capacidade de amar alguém quem mostra quem somos e que nos torna acima de tudo, nós mesmos, e é o amor o detentor de forças que lhe permitem superar tudo, sofrer tudo em nome desse alguém que amamos.

    Jun Do tinha tudo para furgir da Coréia: não tinha família, amigos, convicções políticas, dependentes, responsabilidades... nada o prendia na Coréia, nem mesmo quando matou o Comandante Ga e poderia dali ter fugido para sempre.

    Ele ficou pois amava Sun Moon e a amou desde o primeiro instante que a viu, tanto que deu sua vida por ela.

    E foi que fez com que Pak Yun Do vergasse Kim Jong Il, pois ele, tão soberano e cheio de si na sua convicção de que o poder poderia lhe dar qualquer pessoa, viu que o amor de Yun Do fez com que, por um breve momento, todo o seu poder fosse reduzido a nada.

    Li esse livro a princípio achando ser um livro ruim: pessoalmente, meio que sou preconceituoso com a literatura do séc XXI; preconceito meu msm.

    Mas esse livro traz uma história de amor belíssima onde sem dúvida nenhuma daria um grande filme, vencedor de Oscar até.

    ResponderExcluir
  3. O livro parece ótimo, comprei ele já só espero que chegue logo! Depois de ler sua resenha estou ansiosa, clara mas detalhada, e sem muitos spoilers ótima resenha. :3

    ResponderExcluir